
PROFESSORA
JANIA DE REZENDE- CIÊNCIAS
Um(a) Professor(a) de ciências respeitado(a)

Leia mais sobre
PROFESSORA JANIA DE REZENDE- CIÊNCIAS
PROFESSORA JANIA DE REZENDE- sempre encontrou alegria no aprendizado mas não foi até chegar à faculdade que percebeu o quanto gostava de estar envolvido em um ambiente acadêmico.
Ele(a) se esforça para equilibrar os muitos aspectos que envolvem ser um(a) Professor(a) de ciências eficaz, e tenta garantir o máximo de tempo para dedicar ao ensino. Ele(a) publicou inúmeros trabalhos em revistas brasileiras e internacionais.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/4585392310330873
Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2003), mestrado em Ciências veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Ciências veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2012). Realizou estágio de Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco, na área de Microbiologia médica, em borreliose (2013-2016).
Realizou estágio cientifico na Universidade de Bari- Itália- Laboratório de parasitologia- Coordenador-chefe Dr. Domenico Otranto.
Realizou intercâmbio-Top Espanha-bolsa Santander, na Universidade Salamanca- Espanha.
Atualmente professora da rede municipal de ensino-REME de Campo Grande- MS, na disciplina de Ciências- Na escola Prof° Licurgo Bastos de Oliveira Bastos.
Entre em contato se gostaria de conhecer melhor este(a) Professor(a) de ciências motivante- rezendejania@gmail. com

Biblioteca da Universidade de Salamanca- Espanha -802 anos
Artigos, livros e capítulos
FOLHETO INFORMATIVO
CURSOS ATUAIS
BIOSSEGURANÇA EM FOCO com duração de 45 horas, no período de 13/04/2020 a
30/12/2020.
MASTER CLASS EM PROGAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA- PNL 360- 20HS
Primeiros Socorros- ministrado pelo enfermeiro Cleiton Travasso no período de
12/12/2019 a 17/12/2019 com carga horária de 20 horas.
CÉLULA UNIDADE BÁSICA DA VIDA




AULA PRÁTICA DE CIÊNCIAS COM "ESTILO" NA ESCOLA IDEAL


AULA PRÁTICA DE CIÊNCIAS SOBRE FUNGOS
ESCOLA MUNICIPAL -Prof. Licurgo De Oliveira Bastos


BIOSSEGURANÇA EM FOCO com duração de 45 horas, no período de 13/04/2020 a
30/12/2020.
MASTER CLASS EM PROGAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA- PNL 360- 20HS
Primeiros Socorros- ministrado pelo enfermeiro Cleiton Travasso no período de
12/12/2019 a 17/12/2019 com carga horária de 20 horas.

PARABÉNS ALUNOS!! SUPERANDO A QUARENTENA...

ENSINO DE CIÊNCIAS
"Trabalhar os conteúdos de Ciências é dar oportunidade a crianças e jovens de entender o mundo e interpretar as ações e os fenômenos que observam e vivenciam no dia a dia", diz Luciana Hubner, formadora de professores e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10. Com a tecnologia mais presente na vida das pessoas, ter conhecimento científico também significa estar preparado para analisar as questões da contemporaneidade e se posicionar frente a elas - alguns dos objetivos da disciplina.
A percepção sobre a importância da área de Ciências na escola e na formação dos alunos é relativamente recente. Basta notar como ela demorou para ser incorporada ao currículo. Na concepção que vigorou do século 19 à década de 1950, impregnada de ideias positivistas, predominava o pensamento de que essa área do conhecimento era sempre neutra em suas descobertas e que os saberes delas decorrentes seriam verdades únicas e definitivas.
Somente nos anos 1960 é que essa prática pedagógica começou a ser questionada. O movimento que se contrapôs a ela surgiu nos Estados Unidos, estendeu-se para a Inglaterra e a França e chegou, com menos força, ao Brasil. No cenário mundial, havia uma disputa econômica acirrada entre os países e entre blocos econômicos. Portanto, desenvolver tecnologias e saber usá-las para produzir riquezas começou a ser fundamental para o sucesso de uma nação. Era preciso formar mais e mais pessoas com capacidade de criar produtos, métodos e procedimentos que gerassem divisas. Nas escolas, era necessário incentivar a formação de profissionais com esse perfil e acreditou-se que o caminho para isso era levar os alunos a reproduzir os passos que cientistas já haviam trilhado ao fazer suas descobertas.
https://novaescola.org.br/conteudo/48/o-que-ensinar-em-ciencias
CONTEÚDOS

CONTEÚDOS- 5° caderno de atividades
PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS -7º ANO 10 QUESTÕES
Ameaças ao Cerrado
Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o ecossistema brasileiro que mais alterações sofreu com a ocupação humana. Um dos impactos ambientais mais graves na região foi causado por garimpos, que contaminaram os rios com mercúrio e provocaram o assoreamento dos cursos de água (bloqueio por terra). A erosão causada pela atividade mineradora tem sido tão intensa que, em alguns casos, chegou até mesmo a impossibilitar a própria extração do ouro rio abaixo. Nos últimos anos, contudo, a expansão da agricultura e da pecuária representa o maior fator de risco para o Cerrado. As duas principais ameaças à biodiversidade do Cerrado estão relacionadas a duas atividades econômicas: a monocultura intensiva de grãos e a pecuária extensiva de baixa tecnologia.
A destruição e a fragmentação de habitats consiste, atualmente, na maior ameaça à integridade desse bioma: 60% da área total é destinada à pecuária e 6% aos grãos, principalmente soja. De fato, cerca de 80% do Cerrado já foi modificado pelo homem por causa da expansão agropecuária, urbana e construção de estradas - aproximadamente 40% conserva parcialmente suas características iniciais e outros 40% já as perderam totalmente. Somente 19,15% corresponde a áreas nas quais a vegetação original ainda está em bom estado.
Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biomas/bioma_cerrado/bioma_cerrado_ameacas
1- Sobre o Cerrado é correto afirmar:
-
O processo de devastação do Cerrado consolidou-se ao longo da segunda metade do século XX em virtude dos avanços das atividades agropecuárias. Esse processo, no entanto, vem regredindo, e boa parte do Cerrado já foi recuperada.
-
As principais causas do desmatamento do Cerrado são o aumento das queimadas e o desmatamento para viabilizar a produção agropecuária.
-
Apesar de quase 70% do Cerrado ser formado por reservas e unidades de conservação, o desmatamento vem diminuindo consideravelmente.
-
O desmatamento do Cerrado não provoca extinção de espécies animais, reduzindo a biodiversidade.
2) De acordo com o texto, a maior ameaça à integridade desse bioma está relacionada a:
-
60% da área total é destinada à pecuária e 6% aos grãos, principalmente soja.
-
6% da área total é destinada à pecuária e 60% aos grãos, principalmente soja.
-
Cerca de 40% do Cerrado já foi modificado pelo homem
-
Somente 29,15% corresponde a áreas nas quais a vegetação original
3) Segundo Dutra e Souza(2017), as estimativas indicam que restam somente 20% da área original da vegetação do Cerrado (MYERS et al., 2000). De acordo com os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IBGE, 2012), restariam 34,9% da área original de Cerrado no Estado de Goiás, ficando atrás apenas do Mato Grosso do Sul, onde restariam somente 24,1% da cobertura original de Cerrado.
Segundo Dutra e Souza(2017), Mato grosso do Sul estaria com quantos porcentos de cobertura original de Cerrado?
-
34,9%
-
24,1%
-
34,1%
-
44,9%
Leia o texto abaixo e responda às questões 4, 5 e 6.
Ameaças no Pantanal
© A. Camboni / R. Isotti / Homo Ambiens
Com um rebanho estimado em 16 milhões de cabeças de gado, ela estabelece o padrão de ocupação do espaço geográfico e determina a cultura pantaneira, além de muitos dos impactos ambientais na região. Desmatamento, queimadas e assoreamento de rios são alguns dos problemas relacionados com a atividade, quando a mesma não é praticada com responsabilidade.
Nas últimas décadas, aumentou a pressão pela instalação de projetos de desenvolvimento com sérios impactos ao meio ambiente, entre eles, a instalação de hidrelétricas nas cabeceiras dos rios, a construção de hidrovia no rio Paraguai. Os crescentes números de usinas hidrelétricas modifica o ciclo hidrológico; a hidrovia em discussão e a produção de carvão ameaçam a cobertura vegetal da região.
Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/pantanal/ameacas_riscos_pantanal/
As queimadas no Pantanal têm sido uma preocupação constante nessa época do ano, ou seja, no período de seca, quando parte dos danos nesse ecossistema chegam a ser sentidos nas cidades integrantes da área, que ficam cobertas de fumaças e cinzas. Como nós sabemos, o fogo pode ser provocado de várias maneiras, entre elas, raios, reflexão de vidros, e antropogênicas (provocadas pelo homem – casualmente, programadas ou desordenadas). disponível em: https://ecoa.org.br/queimadas-suas-causas-e-consequencias/?gclid=Cj0KCQjwjer4BRCZARIsABK4QeVNZDx_wQ-FX5pyFMcaoBY9M4g1QefE7cw7Wv_D9ao_SXBKtPszzRsaApWlEALw_wcB
4) O Pantanal é um tipo de bioma que se caracteriza por ser uma das maiores planícies inundáveis do planeta. Marque a alternativa que corresponde aos estados brasileiros que possuem esse bioma.
A) Goiás e Mato Grosso.
B) Bahia e Minas Gerais.
C) Pará e Amazonas
D) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
5) Esse importante bioma tem passado por transformações lentas, mas significativas, nas últimas décadas. A caça ilegal, a pesca predatória, o turismo e a expansão urbana têm acelerado estas transformações. A ocupação desordenada das regiões mais altas, onde nasce a maioria dos rios, é o risco mais grave. A agricultura indiscriminada está provocando a erosão do solo, além de contaminá-lo com o uso excessivo de agrotóxicos. O resultado da destruição do solo é o assoreamento dos rios (...).
Fonte. Adaptado de http://www.wwf.org.br
Os problemas descritos referem-se ao domínio:
A) da Mata Atlântica.
B) da Caatinga.
C) dos Campos.
D) do Pantanal.
6) Quais são as principais causas dos impactos ambientais no pantanal?
-
Desmatamento, queimadas e assoreamento de rios
-
Desmatamento e queimadas.
-
A instalação de hidrelétricas nas cabeceiras dos rios
-
Desmatamento, queimadas, assoreamento de rios e instalação de hidrelétricas nas cabeceiras dos rios
7) As queimadas no Pantanal têm sido uma preocupação constante nessa época do ano, ou seja, no período de seca, quando parte dos danos nesse ecossistema chegam a ser sentidos nas cidades integrantes da área, que ficam cobertas de fumaças e cinzas.
Diante disso, é correto afirmar que:
-
A queimada causa danos somente ambiental.
-
A queimada causa morte de animais como jacarés, tuiuiús (aves) e podem causar doenças respiratórias nas populações mais próximas.
-
O fogo pode ser provocado somente por causa de raios e reflexão de vidros.
-
O fogo pode ser provocado somente pela ação do homem.
Leia o texto abaixo e responda às questões 8, 9 e 10
Poluição dos córregos de Campo Grande
“... De acordo com a engenheira ambiental e pesquisadora de mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, Dulcélya Souza um córrego deteriorado tem consequências graves para o ecossistema e até mesmo para a população. "Em corpos hídricos degradados, têm-se o desequilíbrio do ecossistema, a geração de odores, impacto visual negativo, a desvalorização de imóveis próximos, além de configurar como um potencial vetor de doenças à população"....
Disponível em: http://www.primeiranoticia.ufms.br/upload/dn_noticia/2017/10/img-20170921-1704171.jpg
“...As canalizações irregulares agravam e continuam sendo a principal causa de poluição nos rios e córregos de Campo Grande. Muitos imóveis têm o esgoto ligado à rede de água da chuva, o que, além de impedir o tratamento da água poluída que é despejada nos rios, provoca alagamentos e mau cheiro nos bueiros. Disponível em: https://www.correiodoestado.com.br/cidades/esgoto-irregular-ainda-e-principal-causa-de-poluicao-em-rios-e/354906/
8) “A bióloga Alexandra Pinho em uma reportagem a Primeira notícia.ufms disse: "Se você jogar um papelzinho de bala no chão e falar: 'É só um papelzinho, não faz diferença.' Faz! O que a bióloga quis dizer?
A) Se jogarmos o papel no chão não causa nenhum dano ao meio ambiente.
B) Se jogarmos o papel no chão, corre o risco de entupir os bueiros e causar alagamentos.
C) É só um papelzinho, não faz diferença.
D) Não causa poluição nos rios e córregos
9) A respeito da poluição dos córregos, avalie as proposições como verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) A população deve fazer a sua parte e colaborar para evitar a poluição dos rios e córregos de Campo Grande.
( ) As canalizações irregulares agravam e continuam sendo a principal causa de poluição nos rios e córregos.
( ) A retirada da árvores ao longo dos córregos também causam danos e podem causar erosões e inundações
10) Marque a alternativa correta segundo o texto:
-
Somente o esgoto ligado à rede de água da chuva provoca alagamentos e mau cheiro nos bueiros.
-
As canalizações irregulares não causam de poluição nos rios e córregos de Campo Grande.
-
Um dos motivos para a poluição nos rios e córregos de Campo Grande as canalizações irregulares, mas população deve fazer a sua parte e colaborar evitando jogar lixos nesses ambientes.
-
Não podemos fazer nada para manter o ambiente limpo.
PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS -8º ANO 10 QUESTÕES
Prezados alunos, a SEGUIR LEIA OS TEXTOS EXPLICATIVOS = A nutrição e os alimentos; Vitaminas e sais minerais, carboidratos, lipídeos e proteínas ( conferem e leia no livro de ciências, na página 16 a 19).
Conforme aprendemos sobre os níveis de organização do corpo humano, ainda nesse conteúdo vamos aprender sobre a influência da nossa saúde nutricional nas unidades funcionais do corpo humano, conhecendo sobre a ação dos alimentos, vitaminas, sais minerais, carboidratos, lipídios e proteínas, nas células, tecidos, órgãos e sistemas.
A Nutrição é o processo de obtenção de alimentos em seu corpo e usá-lo como matéria-prima para o crescimento, o combustível para a energia, as vitaminas e minerais que mantém seu corpo saudável e funcionando adequadamente. A nutrição inclui a digestão, a respiração, a circulação e a excreção: Na digestão os alimentos são processados e transformados no sistema digestório. O processo de nutrição envolve desde a ingestão dos alimentos e a absorção de compostos úteis para as células até a distribuição dos nutrientes pelo corpo e a excreção de resíduos nocivos ao organismo, envolvendo a digestão, respiração, circulação e eliminação (excreção).
Uma alimentação equilibrada e variada proporciona a matéria-prima e a energia de que o organismo necessita para funcionar adequadamente. Os carboidratos e os lipídios são fontes de energia. As proteínas são a matéria-prima para a estrutura e o funcionamento das células. As vitaminas e os sais minerais são considerados nutrientes reguladores. Os alimentos possuem origem animal (carne, peixe, ovos etc), vegetal (legumes e verduras) ou mineral (água-solvente universal e regulador térmico, cálcio, magnésio etc). Convivemos com o consumo de alimentos processados, os industrializados, que não é muito recomendado para saúde.
O que são MACRONUTRIENTES E MICRONUTRIENTES? Apesar de cumprirem papéis distintos no nosso organismo, essas duas categorias de nutrientes são igualmente importantes para a saúde:
MACRONUTRIENTES são as principais fontes de energia e são requeridos em maior quantidade. O grupo dos macronutrientes é formado por carboidratos, gorduras, fibras e proteínas, que são os responsáveis por fornecer energia para o funcionamento do corpo. Por conta disso, inclusive, eles devem ser consumidos em maior quantidade no dia a dia. Os carboidratos, por exemplo, cumprem importante função energética, pois são utilizados pelas células no processo respiratório. Eles são encontrados em diferentes tipos de pães, batatas e cereais (como arroz e milho). Os carboidratos são macromoléculas produzidas por todos os vegetais. Alimentos de origem animal, como peixe, ovos e leite, são ricos em proteínas.
MICRONUTRIENTES são exigidos em menor quantidades, apenas alguns miligramas por dia são suficientes. Composto por vitaminas e minerais, o grupo dos micronutrientes também é fundamental para o organismo - afinal, eles contribuem para as reações químicas que liberam energia para o corpo. Tanto as vitaminas hidrossolúveis (C e do complexo B) quanto as lipossolúveis (A, D, E e K) fazem parte da categoria de micronutrientes. Elas são muito importantes para o funcionamento do sistema nervoso, cardiovascular, fortalecem a imunidade, os ossos, músculos, fazem bem para a saúde da pele e dos cabelos (consultar o quadro sobre Vitaminas na página 17, no livro de ciências- me chame no chat para retirar dúvidas!)
Referências:
Livro Aribabá Mais de ciências 8° ano página 16 a 19;
consultado em 25/07/20: https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/macronutrientes-e-micronutrientes-saiba-suas-diferencas;
consultado em 26/07/20: https://farmaceuticodigital.com/2012/11/funcao-das-vitaminas.html
Com base nas informações dos textos explicativos, responda:
1) Uma alimentação adequada é aquela que inclui todos os nutrientes necessários para o funcionamento do nosso corpo. Entre os nutrientes que nos fornecem energia, podemos citar:
A) Vitaminas
B) Água
C) Carboidratos
D) Proteínas
2) (PUC-RIO) Os Macronutrientes podem ser definidos como a classe de compostos químicos que devem ser consumidos diariamente e em grande quantidade, pois fornecem energia e são componentes fundamentais para o crescimento e manutenção do corpo. Qual deles é obtido em maior abundância em dietas baseadas em vegetais e em produtos de origem animal, respectivamente?
A) Carboidratos e proteínas
B) Proteínas para ambas as dietas
C) Proteínas e lipídios
D) Carboidratos para ambas as dietas
3) Os alimentos que consumimos diariamente são classificados quanto à sua origem em:
A) animal, industrializado e mineral
B) animal, vegetal e industrializado
C) animal, vegetal mineral e industrializado
D) animal, vegetal e mineral
4) Muitos dos alimentos que consumimos passam pelo processo de transformação em indústrias.
O que denominamos de produtos:
A) transformados
B) fabricados
C) industrializados
D) criados
5) Uma alimentação adequada é essencial para mantermos uma vida:
A) agitada
B) saudável
C) curta
D) não saudável
6) Quando consumimos em excesso alimentos ricos em gorduras e alimentos industrializados podemos adquirir:
A) saúde
B) doenças
C) uma boa forma física
D) uma vida saudável
7) Para termos uma vida saudável precisamos ter hábitos alimentares saudáveis e balanceados. ( ACESSAR A PLATAFORMA AVISA.AÍ PARA OBTER EXPLICAÇÃO)
Uma alimentação balanceada deve conter:
A) frutas, cereais (inclusive integrais), verduras, legumes, carnes e leite
B) carnes, verduras
C) legumes e cereais
D) leite e frutas
8) A nutrição é o conjunto de processos que envolve:
A) reprodução, hiperfunção, visão, locomoção
B) digestão, respiração, circulação, excreção
C) imunização, reprodução, articulação, circulação
D) circulação, vascularização, respiração, eliminação de excretas
9) A água é um recurso natural essencial para a vida. Compõe todas as células do corpo humano. Estima-se que um ser humano adulto tenha cerca de 60% de seu corpo composto por água. No recém-nascido, essa quantidade pode atingir entre 74% e 80%. Por isso esse mineral é considerado:
A) Solvente universal
B) Catalisador
C) Substrato
D) Função estrutural
10) As vitaminas são nutrientes que regulam diversas atividades que ocorrem no organismo, portanto são indispensáveis ao crescimento e ao funcionamento adequado do corpo. A carência ou o excesso desses nutrientes prejudicam a saúde:
Como é o caso da vitamina _________ que favorece a absorção de cálcio e de fósforo pelo organismo e previne o raquitismo.
Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
A) vitamina A
B) vitamina D
C) vitamina E
D) vitamina C
PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS -INT. FÍSICA- 9º ANO 10 QUESTÕES
ATIVIDADE 01 LEITURA E INTERPRETAÇÃO:
ÁTOMOS
A estrutura atômica
De maneira simplificada, as principais partículas do átomo estão distribuídas em duas regiões: o núcleo, formado por nêutrons e prótons, e a eletrosfera, onde os elétrons (e) se movem continuamente em torno do núcleo. A quantidade de prótons existente no núcleo de um átomo é denominada número atômico, que é representado pela letra Z. Átomos que possuem o mesmo número atômico pertencem ao mesmo elemento químico.
A soma do número de prótons (p) e de nêutrons (n) de um átomo determina seu número de massa, que é representado pela letra A.
A = p + n
O tamanho do núcleo de um átomo é de 10 mil a 100 mil vez menor que o tamanho total do átomo. Embora muito menor, é no núcleo que se concentra praticamente toda a massa de um átomo.
Os prótons e os elétrons têm carga elétrica de mesmo valor, mas contrária, sendo a carga dos prótons positiva, e a dos elétrons, negativa; os nêutrons são partículas sem carga elétrica (neutros).
Nos átomos, o número de prótons e de elétrons é igual. Nesse caso, as cargas elétricas de mesma intensidade e de sinais contrários são neutralizadas e tornam os átomos eletricamente neutros. Se o número de prótons e de elétrons for diferente, então são formados íons.
ÁTOMO DE BOHR O dinamarquês especialista em física atômica Niels Bohr, nasceu em 1885, e faleceu em 1962. No ano de 1913, estabeleceu um modelo atômico que é usado até os dias atuais. Bohr chegou a esse modelo de átomo refletindo sobre o dilema do átomo estável. Ele acreditava na existência de princípios físicos que descrevessem os elétrons existentes nos átomos. Esses princípios ainda eram desconhecidos e graças a esse físico passaram a ser usados.
Tudo começou com Bohr admitindo que um gás emitisse luz quando uma corrente elétrica passava nele. Isso se explica pelo fato de que os elétrons, em seus átomos, absorvem energia elétrica e depois a liberam na forma de luz. Com isso, ele deduziu que um átomo tem um conjunto de energia disponível para seus elétrons, isto é, a energia de um elétron em um átomo é quantizada. Esse conjunto de energias quantizadas mais tarde foi chamado de níveis de energia. Mas se um átomo absorve energia de uma descarga elétrica, alguns de seus elétrons ganham energia e passam para um nível de energia maior, nesse caso o átomo está em estado excitado.
Com essas constatações Bohr aperfeiçoou o modelo atômico de Rutherford conhecido como modelo do sistema planetário, onde os elétrons se organizam na eletrosfera na forma de camadas.
Assim a evolução dos modelos atômicos, só foi possível graças aperfeiçoamento dos equipamentos científicos, por busca por explicações para alguns fenômenos naturais e das contribuições de diversos cientistas ao longo do tempo. O modelo atômico de Bohr lembra a órbita de um planeta daí o nome: sistema planetário. Descrevendo então o átomo como um núcleo pequeno e carregado positivamente, cercado por elétrons em órbita circular.
Disponível em: Livro Didático;( Araribá Mais Ciências 9ºano - Editora Moderna. Tema 3 página 46)
(https://www.blogdoensinodeciencias.com.br/2017/05/exercicios-de-quimica-atomo-evolucao-massa.html) acesso em 22.07.2020)
Leia o texto acima e responda as questões abaixo:
1.A soma das massas dos prótons e dos nêutrons para um átomo neutro é igual à(ao): A ) carga elétrica.
B ) massa atômica.
C ) número atômico.
D) número de elétrons.
2. Indique a quantidade de elétrons em um átomo que apresenta 15 prótons e 16 nêutrons:
A ) 15 elétrons.
B ) 16 elétrons.
C ) 31 elétrons.
D ) 1 elétron.
3. O modelo atômico que descreve o átomo como um núcleo pequeno e carregado positivamente, cercado por elétrons em órbita circular, é denominado de: A ) Modelo atômico de elétrons. B ) Modelo dos orbitais atômicos. C ) Modelo atômico de Bohr. D ) Modelo atômico grego.
4. A evolução dos modelos atômicos contribuiu para a construção do conhecimento sobre a estrutura atômica. Por que, ao longo da história da Ciência, foram propostos modelos diferentes para explicar o átomo?
A ) Em decorrência de competições entre cientistas da época.
B ) Em busca de explicações da ocorrência de alguns fenômenos naturais.
C ) Por existir contribuição de diversos cientistas ao longo do tempo.
D) Em decorrência do aperfeiçoamento dos equipamentos científicos, da busca por explicações para alguns fenômenos naturais e das contribuições de diversos cientistas ao longo do tempo.
5. De acordo com o texto acima, marque alternativa onde apresenta conceito correto sobre átomo:
A ) A quantidade de prótons existente no núcleo de um átomo é denominada número atômico, que é representado pela letra A.
B ) Átomos que não possuem o mesmo número atômico pertencem ao mesmo elemento químico.
C ) A soma do número de prótons (p) e de nêutrons (n) de um átomo determina seu número atômico.
D ) A soma do número de prótons (p) e de nêutrons (n) de um átomo determina seu número de massa, que é representado pela letra A.
Desenho da capa do 5°caderno

FIXANDO CONTEÚDO
Contato
Podemos interagir pelo chat, se eu não estiver online, a mensagem ficará registrada.